sábado, 22 de agosto de 2009

Passado e Memória

Fiquei interessada em conhecer os livros da escritora irlandesa Edna O'Brien, depois de ler algumas entrevistas e reportagens publicadas na imprensa, quando de sua visita ao Brasil, participando da Flip - Festa Literária Internacional de Paraty - deste ano. Penso em começar pelo seu último livro publicado no Brasil, "A Luz da Noite", um drama familiar que revela os sentimentos de uma filha por sua mãe de 78 anos. A Veja disponibilizou um trecho do romance "A Luz da Noite" que você pode ler AQUI.

Mas o que primeiro me despertou o desejo de ler Edna O'Brien foi ter lido um trecho de sua entrevista ao jornalista Ubiratan Brasil, falando a respeito da memória. Não por acaso um dos meus autores prediletos é Pedro Nava, um maravilhoso memorialista! Pretendo escrever aqui sobre ele em breve.

A memória e o passado na entrevista de Edna O'Brien:
P: Qual o papel do passado em sua obra?

R: Em A Luz da Noite, usei uma citação de Faulkner como epígrafe: "O passado não está morto e enterrado. Na verdade, ele nem mesmo é passado". Para mim, é verdadeiro. Minha mãe, meu pai e todos aqueles que passaram por minha infância e adolescência ainda estão comigo. Tão vivos que parece possível falar com eles ou mesmo se afastar, o que poderia ser o caso. A mina de ouro para um escritor é a infância e suas lembranças, boas ou más. Na verdade, tristeza e conflitos não são um empecilho, mas uma pedra de amolar da palavra escrita. Sim, eu me lembro de tudo, a vontade do vento, as árvores de inverno e de verão, o carrinho de neve, asnos e cavalos selvagens trilhando nos campos. Lembro-me também das palavras, das grandes e pequenas pelejas e da religião com a qual fui alimentada, tal qual um ganso para produzir o foie gras. Rezo diariamente para a memória não me faltar. A entrevista toda você lê
AQUI. (Cultura, 28/6/2009, O Estado de S. Paulo)

Li também uma ótima entrevista com Edna O'Brien na Folha Online, onde também podemos ouvir a leitura, feita pela própria autora, de um trecho de seu livro "Byron in Love", ainda inédito no Brasil,
AQUI.

Livros de Edna O'Brien publicados no Brasil: "Dezembros Selvagens" (Bertrand Brasil), "Uma Mulher Escandalosa" (Francisco Alves), "James Joyce - Breves Biografias"(Objetiva), e "A Luz da Noite (Record).

5 comentários:

Anônimo disse...

Muito interessante! Não conhecia a autora!

Quanto ao NOVO modelo, é ótimo! Como você gosta, fotos enormes e texto bem claro e bem disposto!

Parabéns!

Obrigado pelo link da fonte. Será útil, sim!

Elma Carneiro disse...

Sonia como sempre você dá dicas riquíssimas de literatura. Vou anotar os nomes desses livros, pois o conteúdo tem tudo a ver com o meu gosto de leitura.
A propósito, acrescentei algo mais na postagem das árvores cega-machado. Realmente é muito dura e coloquei nos comentários uma resposta para você. Obrigada.
Vejo que está de casa nova. Belíssimo template que combina com seu perfil: clean e requintado.
Beijo e um bom domingo.

Maria Augusta disse...

Sonia, gostei do teu novo template, elegante e espaçoso. Quanto à escritora Edna O'Brien, não a conhecia e gostei muito sobre o que ela fala sobre a memória principalmente familiar, que é um celeiro riquíssimo para tudo que se possa criar.
Como sempre, você traz dicas preciosíssimas.
Um grande beijo e uma boa semana para você.

Luma Rosa disse...

O passado caminha de mãos dadas com nós.

Este trecho da entrevista, me fez lembrar de uma outra entrevista, veja:

http://migre.me/5TEN

Beijus

mmm... disse...

hey sonia, it looks fantastic! so glad you were able to get it on, and my instructions made sense! keep in touch!

Arquivo

Seguidores